REF.9755 - Coleção de Livros Serviço Social


Infância e Violência Doméstica


Questões que pairam no ar e que a leitura desta obra pode ajudar a responder:
A infância e violência doméstica: é uma díade a reclamar uma compreensão histórico-crítica e uma postura emancipatória não romântica nem demagógica?
Porque a família não é um lugar seguro, especialmente para crianças e adolescentes?
A violência doméstica contra crianças e adolescentes pode ser o vestibular dos abusos ritualísticos?
O incesto, enquanto abuso sexual infanto-juvenil, tem raízes nas diferentes culturas brasileiras?
A violência física contra as crianças e adolescentes no lar é universal?
Por que fracassam as políticas públicas no combate à violência doméstica contra crianças e adolescentes?
A pobreza bibliográfica sobre infância e violência doméstica no Brasil tem algo a ver com a “pobreza de direitos”?
Qual o futuro da prevenção à violência doméstica contra crianças e adolescentes (VDCA) em nosso país?




Autor: MARIA AMÉLIA AZEVEDO / VIVIANE N. DE A. GUERRA
Editora: CORTEZ EDITORA
Dimensões (LxCxA): 2,4cm x 15,9cm x 23,0cm
Páginas: 484
Serviço Social e Saúde


A coletânea Serviço Social e Saúde Formação e Trabalho Profissional traz um conjunto de artigos sobre temas de extrema atualidade para todos os que se interessam pelas políticas sociais, em especial a política de saúde. Ainda que a coletânea tenha como eixos a política de saúde e serviço social, explorando diferentes aspectos da interseção entre o serviço social e o campo da saúde, os artigos incluídos neste livro ultrapassam em muito estes temas, enfocando questões fundamentais relativas aos dilemas atuais da seguridade social, da reforma sanitária, das políticas sociais e da democratização do Estado.
No que concerne ao serviço social, são abordados desde a construção do seu projeto ético-político e suas bases teórico-metodológicas em suas relações com a reforma sanitária às exigências do trabalho dos assistentes sociais no interior do sistema de saúde.
Este conjunto de artigos altamente instigantes oferece uma reflexão crítica e atual sobre a relação entre o serviço social e a saúde, preenchendo uma lacuna que não se justificava, posto que é cada vez maior a contribuição teórica e prática dos profissionais do serviço social para o avanço e democratização das políticas sociais.


Autor: ANA E. MOTA / MARIA INES DE S. B. / ROBERTA UCHÔA / VERA N. / REGINA M. / LUCIANO GOMES / MARLENE T.
Editora: CORTEZ EDITORA
Dimensões (LxCxA): 2,0cm x 15,9cm x 22,8cm
Páginas: 408
Ditadura e serviço social


O que ocorreu no Serviço Social brasileiro nos anos de 1960 a 1980? Que processos determinaram a extraordinária renovação experimentada por ele? Como e porque os assistentes sociais desenvolveram neste período, concepções e propostas tão diferentes? Quais as relações entre esta renovação e a ditadura militar? Como a teorização do Serviço Social se relaciona com a cultura e a sociedade brasileira?
A estas indagações pretende responder – de forma rigorosa e original – este livro de José Paulo Netto. Com uma sólida fundamentação histórico-crítica, a argumentação do autor (conhecido como ensaísta de filiação marxista) percorre os principais documentos do Serviço Social, analisando-os na sua estrutura interna e na sua vinculação com o processo histórico-social e político-ideológico vivido pelo país no pós-64.


Autor: JOSÉ PAULO NETTO
Editora: CORTEZ EDITORA
Dimensões (LxCxA): 2,1cm x 15,8cm x 22,9cm
Páginas: 424
Os direitos sociais e sua regulamentação - Coletânea de leis.


A atuação eficiente dos profissionais que atuam nas áreas da educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, segurança, previdência social e proteção à infância e à maternidade, assistência aos desamparados, pessoas com deficiência e idosos, necessita apoiar-se na legislação específica de que tratam estes temas. A presente obra, visando facilitar o desempenho de citados profissionais, selecionou as principais leis que contemplam estes temas. Trata-se de uma ferramenta de trabalho importante que contribuirá para a concretização dos direitos sociais. Uma obra indispensável para assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, enfermeiros, conselheiros municipais, estaduais e federais, conselheiros tutelares, dirigentes de entidades, enfim, para todos os profissionais que atuam na área dos direitos sociais. Esta 2º edição passou por uma revisão e atualização, já que várias leis sofreram alterações substanciais e outras pontuais. Houve inclusão de novas leis, como no Decreto nº6949, de 25 de agosto de 2009, que promulgou a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu protocolo facultativo assinados em Nova York, em 30 de março de 2007, e o Decreto nº7612, de 17 de novembro de 2011, que instituiu o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Plano Viver sem Limite.

Autor: LUIZ ANTONIO MIGUEL FERREIRA
Editora: CORTEZ EDITORA
Dimensões (LxCxA): 4,0cm x 15,6cm x 23,0cm
Páginas: 784
Serviço Social no Brasil - História de resistências e de ruptura com o conservadorismo


História de resistências e ruptura com o conservadorismo
Pensar a profissão é também evocar a história, trajetórias, protagonismos, legados, valores, referenciais, resistências, lutas e histórias de sujeitos que construíram e constroem o Serviço Social. Uma profissão cuja história foi e é tecida por muitas mãos.
Os capítulos que compõem esta coletânea constituem fundamental panorama histórico e conceitual do Serviço Social no Brasil; prosseguem escrevendo a história contemporânea da profissão afinada às lutas das (os) trabalhadoras (es) e contribuem para encarar os desafios para e no Serviço Social, hoje, mediante as determinações do capitalismo contemporâneo. O leitor terá acesso ao trabalho intelectual apurado e a análise qualificados de renomados autores que fazem a história do Serviço Social.


Autor: MARIA LIDUÍNA DE OLIVEIRA E SILVA
Editora: CORTEZ EDITORA
Dimensões (LxCxA): 2,0cm x 15,9cm x 23,0cm
Páginas: 392
Ideologia do Desenvolvimento de Comunidade no Brasil


Obra que caracteriza quase quatro décadas, num complexo balanço global, da evolução do Desenvolvimento de Comunidade no Brasil sob o impulso dos Estados Unidos, das nações unidas, da Igreja Católica e dos particularismos das classes dominantes. Balanço este que aparece em momento oportuno. No último quartel do século XX, sobre a pressão da vanguarda do proletariado, do movimento sindical e da insatisfação popular, estamos de novo em face das exigências históricas da instauração de uma ordem social democrática.
A importância desse balanço está no desmascaramento do passado – a devastação de recursos materiais e humanos sem proveito nenhum para a Nação como um todo e na clarificação dos novos caminhos a seguir – a vinculação do Desenvolvimento de Comunidade às funções que ele pode e deve desempenhar como uma técnica social de aplicação racional do poder popular. Enfim, é uma obra que abre uma nova perspectiva: o que deve ou pode ser feito quando esse desenvolvimento se libera a tutela da minoria ou do atrelamento ao governo para encadear-se, exprimir e fortalecer a consciência das massas.


Autor: SAFIRA BEZERRA AMMANN
Editora: CORTEZ EDITORA
Dimensões (LxCxA): 1,5cm x 15,7cm x 22,9cm
Páginas: 264
O sistema único de assistência social no Brasil: Uma realidade em movimento


Se até pouco tempo o tema da política de assistência social mobilizava sobretudo o interesse dos profissionais e pesquisadores da área de Serviço Social, hoje a interlocução é outra. Milhares de novos trabalhadores de distintas áreas, milhares de gestores públicos e de entidades privadas e os milhões de novos sujeitos de direitos compõem um multifacetado e ávido segmento social, que no cotidiano são desafiados a construir a nova matriz do Sistema Único da Assistência Social – o SUAS, com suas “virtudes e vicitudes”, diriam as autoras.
Para este vasto e novo público, a leitura deste livro é preciosa.
Trata-se de uma obra que reúne de maneira instigante um belo e amplo observatório da política pública de assistência social hoje. Ao examinar tema tão relevante, expondo a difícil dialética de sua realidade em movimento, a equipe de autoras nos presenteia com uma feliz oportunidade de preparar melhor o estudo e a intervenção profissional nesta complexa, fundamental, e não poucas vezes mal compreendida, política social

4ª Edição.


Autor: BERENICE R. COUTO / MARIA C. YASBEK / MARIA O. DA SILVA E S. / RAQUEL RAICHELIS
Editora: CORTEZ EDITORA
Dimensões (LxCxA): 1,7cm x 16,1cm x 22,8cm
Páginas: 327
Assistência social entre a ordem e a "Des-ordem" - Mistificação dos direitos sociais e da cidadania


Nos difíceis tempos em que, na sociedade brasileira, convivemos com a desmontagem das promessas constitucionais de incorporar à cidadania uma maioria que sempre esteve à margem das formas de proteção social; quando observamos a destituição de direitos que nem mesmo chegaram a se efetivar, quando as próprias noções de direitos e cidadania se esvaziam e as intervenções no campo social passam para o lugar da não política, da solidariedade e da filantropia; mais do que nunca é necessário incentivar o debate e politizar as reflexões sobre as políticas socioassistenciais na esfera pública. É neste contexto que o trabalho de Selma Schons, que ora apresentamos, traz um aposte significativo ao problematizar as análises recentes da Assistência Social no Brasil, que afirmam como direito social e espaço de ampliação da cidadania a partir de meados dos anos oitenta. Neste sentido, a autora, a partir da explicitação da trajetória da Assistência Social na sociedade burguesa, aponta lacunas no debate conceitual sobre o tema e no conhecimento de suas determinações históricas, econômicas e políticas.
É uma leitura polêmica e necessária para os que estão empenhados nas lutas pela justiça e pela igualdade na sociedade contemporânea

4ª Edição.


Autor: SELMA MARIA SCHONS
Editora: CORTEZ EDITORA
Dimensões (LxCxA): 1,3cm x 15,8cm x 23,0cm
Páginas: 253
Estratégias em serviço social


Os textos reunidos neste livro apresentam como ponto de articulação a permanente relação entre história, estratégias e teoria. A perspectiva histórica permite desvendaras relações e os significados das posturas teóricas, ao mesmo tempo em que é feito o trabalho teórico sobre a própria história em que se situam as estratégias de ação no confronto de posições.
O livro evidencia um posicionamento teórico-político no sentido de se trabalhar o fortalecimento dos oprimidos na estratégia de aliança entre profissional e usuário. A discussão dessas estratégias de empowerment configura a especificidade ou a particularidade desse conjunto de textos, não com o propósito de apresentar um pacote de fórmulas de intervenção, mas, ao contrário, de definir um processo de articulação de mudança de relações entre atores / forças para o aumento de poder dos sujeitos usuários da ação profissional

10ª Edição.

Autor: VICENTE DE PAULA FALEIROS
Editora: CORTEZ EDITORA
Dimensões (LxCxA): 1,1cm x 13,9cm x 20,8cm
Páginas: 208
Supervisão de estágio em serviço social - Desafios para a formação e o exercício profissional


A iniciativa deste livro traz uma significativa contribuição para os debates acerca da formação e das competências profissionais.
O comprometimento e vigilância de Alzira Lewgoy para com o estágio e supervisão em Serviço Social tem sido uma constante ao longo de sua trajetória como docente e supervisora de estágio. Busca na efervescência do debate sobre formação profissional; na articulação crítica entre as Diretrizes Curriculares e LDB e no intenso crescimento de cursos presenciais e semipresenciais de graduação em Serviço Social a articulação crítica sobre a supervisão de estágio, a formação e o exercício profissional, identificando as possíveis conexões e alterações que vão sendo instituídas neste processo.
A concepção de supervisão de estágio em Serviço Social, a dimensão ético-política e a base teórico-metodológica de referência para o processo de supervisão de estágio e ainda, como se operacionaliza este processo de supervisão são questões centrais nos debates e reflexões desta obra

2ª Edição.


Autor: ALZIRA MARIA BAPTISTA LEWGOY
Editora: CORTEZ EDITORA
Dimensões (LxCxA): 1,2cm x 16,0cm x 23,0cm
Páginas: 232
Ética e serviço social - Fundamentos Ontológicos


Na atual quadra histórica, onde imperam um marcante individualismo, uma brutal desigualdade social, as mais diversas formas de corrupção e até o crescimento de uma belicosa intolerância, o debate sobre como salvaguardar os valores de liberdade, equidade, pluralismo, democratização das relações de poder e defesa dos direitos humanos ganha importância capital.
Baseando seus argumentos no aporte teórico de Marx (do qual sobressaem aqui categorias seminais como trabalho e alienação) e na reflexão imprescindível de Georg Lukács e alguns de seus discípulos, a autora explicita as bases ontológico-sociais da Ética e analisa a trajetória do Serviço Social nesta esfera, evidenciando as diferenças significativas entre o ethos tradicional e o ethos de ruptura presentes em seu evolver histórico.
As reflexões e ensinamentos contidos neste livro da Profº Maria Lucia Barroco – competente e incansável pesquisadora dos fundamentos filosóficos, teóricos, políticos e culturais que estão na base dos posicionamentos morais dos assistentes sociais – contribuem de maneira ímpar para a compreensão e a consolidação daquele projeto ético e político que tem como objetivo central e inadiável a construção de uma sociedade radicalmente nova

8ª Edição.


Autor: MARIA LUCIA SILVA BARROCO
Editora: CORTEZ EDITORA
Dimensões (LxCxA): 1,2cm x 13,8cm x 21,0cm
Páginas: 222
BookPlay


Desfrute de todo o conteúdo proporcionado pelo BookPlay,
São milhares de livros em uma imensa biblioteca digital,
centenas de cursos profissionalizantes e video aulas,
tudo na palma de sua mão, podendo ser acessado por
qualquer smartphone, tablet ou computador.


Editora: MUNDIAL EDITORA
Dimensões (LxCxA): 1,2cm x 20,7cm x 28,5cm
Páginas: 324
Livro Cartão


O e-inspire lhe dá a oportunidade de se matricular nos cursos apresentados nesse catálogo, utilizando os códigos adquiridos e disponibilizados a você pelo cartão e-inspire. cada código e-inspire dá o direito de se matricular em um curso online.


Editora: E-INSPIRE
Dimensões (LxCxA): 0,2cm x 21,0cm x 29,7cm
Páginas: 33

Fazer um comentário

Obs: Não há suporte para o uso de tags HTML.

Avaliação: Ruim Bom

Digite o código da imagem: